11 de setembro de 2009

Memória de trabalho e a dificuldade de aprendizagem com gratinado de legumes



Ao longo do desenvolvimento da memória de trabalho, nos é permitido extrair ou adquirir mais informações para usar em todas as nossas atividades do dia-a-dia, assim como, no futuro. Muitas vezes, a memória de trabalho se sobrepõe em parte com outras funções cognitivas, como por exemplo, a memória imediata, a atenção, inteligência fluida, as funções executivas e ao controle de interferência. Este sistema desempenha um papel crucial em muitas formas de cognição complexa tais como a aprendizagem, raciocínio e compreensão da linguagem.

O termo distúrbio de aprendizagem tem sido usado para indicar uma perturbação ou falha na aquisição e utilização de informações ou na habilidade para solução de problemas. Porém, quando essa falha existe, acaba implicando na modificação dos padrões de aquisição, assimilação e transformação, seja por vias internas ou externas ao indivíduo.

Essa falha ou déficit pode envolver algumas habilidades, tais como: linguagem oral (fonologia, morfologia, semântica, sintaxe), leitura (habilidade no uso da palavra, reconhecimento de letras, compreensão), escrita (soletrar, ditado, cópia), matemática (habilidade de cálculo básico, raciocínio matemático) e nas combinações e/ou relações entre elas.


Para saber mais:

Alloway, T. P. How does working memory work in the classroom? Educational Research and Reviews, vol. 1(4), p. 134-139, (2006).

Ciasca, S. M. Distúrbios e dificuldades de aprendizagem: questão de nomenclatura. In: Ciasca S.M. (org). Distúrbios de aprendizagem: Proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, (2003).

Imagem:

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