23 de setembro de 2009

Gerald Edelman e as "suas" consciências com iscas de peixe



Como Gerald Edelman percebia a consciência?
Quais eram os pressupostos alicerces de sua teoria da consciência?

Para Edelman, a consciência era dividida em primária e elaborada. A consciência primária é um estado em que nos encontramos mentalmente cientes das coisas que se passam no mundo, porém, não é acompanhado por qualquer sentido de uma pessoa com passado e futuro. Pode ser comporta por imagens mentais, mas está limitada a um ccerto tempo em torno do presente mensurável, estando isenta de conceitos de eu, de passado e do futuro e situa-se para além do registro descritivo individual direto a partir do seu ponto de vista. A consciência elaborada envolve o reconhecimento por um sujeito pensante, dos seus próprios atos ou afetos, um modelo do que é pessoal e do passado e do futuro, tal como presente. Exibe uma forma direta de estar ciente. É aquilo que como seres humanos possuímos para além da consciência primária.

Ao todo sua teoria era baseada em três pressupostos: 1) o pressuposto físico, 2) o pressuposto evolutivo e 3) o pressuposto dos qualia. No pressuposto físico, encontrava-se a base adequada mas não completamente suficiente para o estabelecimento de uma teoria da consciência. O pressuposto evolutivo diz respeito à aquisição da consciência que conferiu diretamente capacidade de adaptação evolutiva aos indivíduos que a possuem, ou forneceu a base para outros traços que aumentam a capacidade de adaptação. Para entender o pressuposto dos qualia é necessário entender primeiramente o que é qualia. Qualia são um conjunto de experiências, sentimentos e sensações pessoais ou subjetivas que acompanham o estar consciente. Eles não podem ser completamente partilhados por outro indivíduo. Esse pressuposto dos qualia estabelece a distinção entre a consciência elaborada da primária.

Para saber mais:

Edelman, G. Biologia da consciência. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.

Imagem:

http://www.avakesh.com/images/2007/12/31/consciousness.jpg

Um comentário:

  1. ô Emmy, o coitado do Gerald Edelman está vivo, e bem de saúde! Por que você fala dele no passado ("era"?)O livro que vc cita é um bem antiguinho, ainda válido, claro. Mas ele escreveu pelo menos mais 3 livros e vários artigos depois desse...

    ResponderExcluir