21 de setembro de 2009

Transtornos de ansiedade e sua importância com carne-seca desfiada e cebola



A ansiedade é um um fenômeno complexo que pode se expressar de três formas distintas:

1) atividade consciente: insomnia, falta de concentração, desconforto;
2) reações comportamentais: movimentação das mãos e pés, andar de um lado para o outro;
3) respostas fisiológicas: sudorese, palpitação, náuseas.

Quando o sentimento de ansiedade ou medo tornam-se exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo, interferindo a qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho no cotidiano do indivíduo. Os transtornos ansiosos são os quadros psiquiátricos mais comuns tanto em crianças quanto em adultos, com uma prevalência estimada durante o período de vida de 9% e 15% respectivamente, segundo Castillo e colaboradores.

Geralmente, os transtornos de ansiedade estão associados a sistemas neurais responsáveis por processamento, interpretação e reação a estímulos que indicam situações potenciais ou reais de perigo. Alguns estudiosos propõe que o transtorno de ansiedade generalizada está associado ao sistema responsável pelo gerenciamento de estímulos potenciais de perigo que dão origem ao sentimento de medo. Já o ataque de pânico, estaria relaionado a sistemas resposáveis pelo processamento de estímulos reais de perigo e que dão origem ao sentimento de dor.


Para saber mais:

Castillo, A.R., Recondo, R., Asbahr, F.R., Manfro, G.G. Transtornos de ansiedade. Rev. Bras. Psiquiatr. 22: 20-23, 2000.

Landeira-Fernandez, J.; Silva, M.T.A. (Org). Intersecções entre psicologia e neurociências. Rio de Janeiro: Medbook, 2007.

Imagem:

http://www.igtba.blogger.com.br/Y8VLpDjaG5tgiEhnxv.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário