29 de setembro de 2009

Lateralidade com omelete de presunto


O conceito de lateralidade pode ser definido como predomínio de um lado do corpo sobre o outro, sendo utilizado com maior regularidade para referir-se à predominância de uma mão sobre a outra. Mas também pode ser considerada como a propensão do ser humano em usar de forma preferencial, um lado do corpo em relação ao outro aos níveis de mão, pé, olho e ouvido. De acordo com hipóteses e teorias, sabe-se que ela é existente em um dos lados do cérebro, e que funciona de forma cruzada (na maioria dos casos).




O intersse da pesquisa clínica pela predominância manual é que a mesma implica a predominância do hemisfério oposto. Em mais de 90% da população humana, a liguagem se encontra no henisfério esquerdo e seu esquema corporal no hemisfério direito. Entretanto, essa concordância não é absoluta, pois alguns indivíduos são ambidestros, cujo os hemisférios podem interver nessa atividade; e certos indivíduos são canhotos, o hemisfério dominante para a linguagem permanecendo em um grande número deles, do lado esquerdo como no destro, podendo estar dividido entre os dois hemisférios, ou, em somente 5% dos canhotos, encontra-se no hemisfério direito.

As explicações concernentes à dominâcia manual e suas relações com a dominância cerebral estão longe de ser unívocas. Algumas hipóteses foram discutidas acerca dessa temática: a hipótese embriológica, hipótese anatômica, hipótese genética, hipótese de lesões adquiridas precoces do hemisfério esquerdo, hipótese relacional, entre outras.

Para saber mais:

Barbizet, J e Duizabo, P. Manual de neuropsicologia. Porto alegre: Artes médicas, 1985.

Imagem:

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,21727639,00.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário