14 de setembro de 2009

Memória de trabalho e falhas na aritmética com suflê de cenouras



A matemática é um domínio complexo em que há a contribuição de uma série de habilidades cognitivas para seu desempenho, cuja uma delas é a memória de trabalho. A relação entre a memória de trabalho e as habilidades aritméticas varia de acordo com a idade das crianças, bem como das tarefas matemáticas. No entanto, estima-se que aproximadamente 3 a 6% de crianças em idade escolar apresentam dificuldades matemáticas.

Evidências de estudos na população normal sugerem que os diferentes componentes de memória de trabalho podem ter papéis especializados na aritmética. Por exemplo, a alça fonológica parece estar envolvida na contagem e na retenção de informação de cálculos complexos. O esboço vísuo-espacial parece estar envolvido em problemas com muitos dígitos onde o conhecimento visual e espacial do posicionamento da coluna é necessária. O papel do executivo central também foi observado. Acredita-se que é responsável por iniciar e orientar o processamento, com a coordenação do desempenho de duas ou mais tarefas separadas, mudança na recuperação de estratégias da memória de longo prazo.

Para saber mais:


Logie, R. H.; Gilhooly, K. J.; Wynn, V. Counting on working memory in arithmetic problem solving. Memory & Cognition, vol. 22, p. 395–410, (1994).

McLean, J. F.; Hitch, G. J. Working memory impairments in children with specific arithmetic learning difficulties. Journal of Experimental Child Psychology, vol. 74, p. 240-260, (1999).

Imagem:

http://daphnecaruanagalizia.com/wp-content/uploads/2009/07/maths.jpg

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