15 de setembro de 2009

Memória de trabalho e compreensão de textos com refogado de repolho


O ato de aprender a ler envolve a aquisição da habilidade de decodificar uma palavra, que é a habilidade de identificar cada palavra separadamente e a habilidade de compreender o texto escrito, obtendo um coerência entre as idéias e o conhecimento já existente na memória de longo-prazo. Um componente da memória de trabalho relevante nesse processo é a alça fonológica.


Estudos apontam forte ligação entre a memória de trabalho e a habilidade de compreensão de um texto: déficits na memória de trabalho foram encontrados no baixo desempenho em testes que avaliaram a compreensão da leitura, o desempenho de tarefas de memória de trabalho é um bom indicador do nível de compreensão da leitura.

Outros estudos apontam que um adulto ou uma criança com uma fraca compreensão de leitura têm prejuízo em mecanismos inibitórios, por exemplo, lentificação para suprimir significados de palavras ambíguas irrelevantes. Em tarefas de memória, crianças com uma fraca compreensão apresentam grande número de intrusões na evocação das palavras.

Para saber mais:

Alloway, T. P. How does working memory work in the classroom? Educational Research and Reviews, vol. 1(4), p. 134-139, (2006).

De Jong, P. F. Understanding normal and impaired reading development: A working memory perspective. In: Pickering, S.J. (Org). Working memory and education. Elsevier Press, (2006).

Imagem:

http://cyberteca.files.wordpress.com/2008/06/leitura-a-pares1.png

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