31 de agosto de 2009

Desenvolvimento da Memória de Trabalho com vegetais




O modelo da memoria de trabalho também provou ser uma estrutura útil para caracterizar o desenvolvimento da memória de curto-prazo. Quase todas as medidas da memória de curto-prazo mostram um aumento constante desde a pré-escola até a adolescência.

No caso da alça fonológica, a principal fonte de aumento considerável na memória é o aumento da capacidade de ensaio que permite a criança manter quantidades crescentes de material verbal no armazenador fonológico. Antes dos 7 anos de idade, repetições espontâneas não são viáveis ; portanto, em crianças mais novas, a alça fonológica consiste somente num armazenador fonológico.

A memoria de trabalho visual que é codificada na forma fonológica, como as figuras de objetos familiares, sofre uma mudança importante no desenvolvimento durante os primeiros anos escolares. Crianças mais novas que 7 anos normalmente evocam o esboço visuo-espacial para auxiliar a retirada das formas físicas desses estímulos. Crianças mais velhas, entretanto, tendem a usar a alça fonológica para mediar o desempenho da memória imediata quando possível, e então, recodificar os inputs visuais na forma fonológica de repetição. A base do constante aumento ,ao longo da infância, dos escores em testes de memoria de curto-prazo visuo-espacial que utilizam material que não é fonologicamente codificável ainda não é totalmente compreendido.

Mudanças no desenvolvimento do executivo central tem sido amplamente investigado no contexto de paradigmas de span da memoria complexa que impõe processamento simultaneo e demandas de armazenamento.

Para saber mais:

Gathercole, S.E. e Pickering, S.J. The structure of working memory from 4 to 15 years of age. Developmental Psychology, 2004, v. 40, n.2, 177-190.

Imagem:

http://www.teclasap.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/05/comida.jpg

Um comentário:

  1. Oi Uehara,

    Obrigada pela visita e comentário em meu blog. Sinta-se à vontade para indicar novos site lá no Oficina de Educação.
    Achei seu blog muito interessante, a idéia dos pratos é super criativa. Vou passar por aqui mais vezes.

    Abração

    ResponderExcluir