28 de agosto de 2009

Componentes da Memória de Trabalho com castanha de caju


O sistema tripartite de memória de trabalho proposto por Baddeley em 1974, era dotado de três componentes: o executivo central, a alça fonológíca e o esboço visuo-espacial.

O executivo central (“Central Executive”) atua como controlador da capacidade atencional limitada e supervisiona dois subsistemas de trabalho especializados no processamento e manipulação de quantidades limitadas de informações em domínios altamente específicos: a alça fonológica (“Phonological Loop”), responsável por informações verbais e acústicas e o esboço visuo-espacial (“Visuospatial Scratchpad”), realizando uma função semelhante com a informação espacial e visual.

Em 2000, Baddeley incorpora mais um subcomponente de trabalho ao seu modelo, o retentor ou buffer episódico (“episodic buffer”). Este subcomponente estaria responsável pelo processo de integração da informação verbal e visual quanto da memória de longo prazo, em uma representação episódica única, porém de códigos multidimensionais.

Para saber mais:

Baddeley, A.D. (2000). The episodic buffer: a new component of working memory? Trends in Cognitive Science, 4: 417-423.

Baddeley, A.D. e Hitch, G. (1974). Working Memory. In: Bower, G.A. (ed). Recent advances in learning and motivation. New York: Academic Press.

Imagem:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_aONW0tQdXokKUbU80U6V7DwqFhRD1blklfyeGI5yMbROYN26mOtMP4aWksRf34r-6eSyDQTtThcBNmn_OnD_mUPNu6aC9AsEuhbbvhx7mTBf-IuIb5xqMUL8ZFeYWVfWhT19Obt7jB4/s400/biscoito_quebra_cabeca.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário