21 de agosto de 2009

Pilares dos Testes Psicológicos com alecrim


Ao estudar os testes psicológicos, torna-se necessário entender um pouco melhor sobre seus pilares que são eles: constructo, validade, fidedignidade, padronização e adaptação.

O primeiro pilar a ser discutido é o constructo. O constructo é, simplesmente, aquilo que o autor do teste deseja medir; designação de traços, processos, reservas de conhecimento ou características do mesmo.

O segundo é a definição de validade, que é o grau que um instrumento mede a variável que se pretende medir. É a questão fundamental relativa aos escores dos testes e seus usos.

O terceiro é a fidedignidade. Ou confiabilidade. Ela baseia-se na consistência e precisão dos resultados do processo de mensuração. É a qualidade dos escores de um teste, sugerindo se eles são suficientemente consistentes e livres de erros de mensuração para serem úteis.

O quarto a ser estudado é a validação. Ela pode possuir dois sentidos: uniformidade de procedimentos em todos os aspectos importantes da administração, avaliação e interpretação dos testes; e uso de padrões para a avaliação dos resultados - amostra normativa ou padronização.

O último é a adaptação dos mesmos. A adaptação é a determinação de fidedignidade, validade e normas de padronização para o novo contexto.

Para saber mais:

Urbina, S. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Slide 34
Imagem:

http://i.olhares.com/data/big/49/493496.jpg
¨
Slide 23
§
Slide 24
n

Nenhum comentário:

Postar um comentário