22 de setembro de 2009

Emoções e sentimentos "damasianos" com azeitona e salame


Até que ponto os processos racionais e não racionais estão alinhados respectivamente com as estruturas corticais e subcorticais do cérebro??? Para Antônio Damasio, as emoções e os sentimento estabelecem essa ponte!


Damásio percebe as emoções em duas partes: 1) as emoções "iniciais" primárias e 2) as emoções "adultas" secundárias. As emoções primárias são uma programação inata pré-organizada no mundo ou em nossos corpos e envolve os circuitos do sistema límbico, amígdala e córtex cingulado. Já as emoções secundárias são aprendidas e envolvem a categorização de representações de estímulos associados a respostas anteriores, avaliadas como boas ou ruins. as estruturas do sistema límbico não são suficientes, há uma interação do córtex pré-frontal e somatossensorial.

Apesar desta interrelação, essas duas formas de emoção são distintas.
Isto é, emoção é a combinação de um processo avaliatório mental com respostas dispositivas a esse processo, em sua maioria, dirigidas ao corpo propriamente dito, resultando num estado emocional do corpo, mas também dirgidas ao próprio cérebro, resultando em alterações mentais adicionais. O sentimento é a experiência dessas mudanças.

Todas as emoções, segundo Damasio, originam de sentimentos, mas nem todos os sentimentos provém da emoção. O sentimento é uma cognição do nosso estado visceral e musculatura esquelética, quando é afetado por mecanismos pré-organizados e por estruturas cognitivas que desenvolvemos sob sua influência. Esses sentimentos provémd o próprio corpo, por isso, se opõe a visão tradicional de exclusão das emoções do estudo das ciências cognitivas; as emoções tambpem são cognitivas!

Para saber mais:

DAMASIO, A.R. O Erro de Descartes: Emoção, Razão e o Cérebro Humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

GIUGLIANO, L. G. ; TOMAZ, Carlos . A razão das emoções: um ensaio sobre O erro de Descartes. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 2, n. 2, p. 407-411, 1997.

Imagem:

http://www.internetphotos.net/wp-content/uploads/2008/12/peoples-masks-photo.jpg

Um comentário:

  1. Muito legal e original seu blog!
    Tive aula com vc na UFRJ sábado passado e anotei o endereço do seu blog pra dar uma olhadinha.

    Legal o post! Estou ansioso para ler esse livro do Damásio. Inclusive, ele já lançou outros igualmente interessantes!

    Essa coisa da relação entre emoção e sentimento sempre me deixa confuso. Estou estudando o tema a um tempo pois estou escrevendo minha monografia sobre a perspectiva evolucionista das expressões faciais das emoções básicas e, ainda esse ano, pretendo publicar um estudo em algum revista brasileira mesmo sobre a visão filogenética das emoções.

    Mas eu nunca encontro na literatura algo que faça essa diferenciação de emoção e sentimentos. Talvez seja uma questão de que as emoções são mais viscerais, enquanto que os sentimentos são as elaborações mprolongadas que nossa cognição pode fazer após uma emoção ou mesmo sem a ajuda dela. Será? Foi o mais perto que cheguei em termos de avaliação do tema. :)

    Legal o blog, depois volto pra comentar mais!

    Ah, estou escrevendo periodicamente sobre emoções e neurociência no meu blog: www.nerdworkingbr.blogspot.com
    E também para um site de uma empresa que trabalha prestando consultoria em linguagem corporal e tal: http://linguagemcorporal.net.br/

    Estou sempre postando textos, se quiser acompanhar...:)

    Beijos

    ResponderExcluir