25 de junho de 2008

Estatística: Análise descritiva das séries temporais com creme de milho

A maneira mais comum para caracterizar as séries temporais é computar os índices numéricos, que são valores que medem a mudança da variável no tempo relativamente ao valor da variável fixada num período base específico. Nesta postagem apresentaremos somente três índices: Simple Index Number, Composite Index Number (Simple Composite Index), Weighted Composite Index Number (Laspeyres Index e Paasche Index).

Simple Index Number mede as mudanças relativas de preço ou quantidade de uma única commodity no tempo.

Composite Index Number mede a variação do preço total ou quantidade total de duas ou mais commodities no tempo. Para isso, deve-se somar todos os valores das commodities no tempo t e divide pelo somatório dos valores dessas commodities no período base, multiplicando por 100 e comparando o valor dado com cem para saber quanto variou.

Weighted Composite Index Number mede os preços através de quantidades adquiridas antes de calcular o total para cada período de tempo, podendo ser Laspeyres Index (faz uso de quantidades do período base com os pesos, isto é, tanto o numerador quanto o denominador usam quantidades no período base) ou Paasche Index (parecido com o Laspeyres, porém pondera pelas quantidades vendidas no período comparado ao base, isto é, só o denominador utiliza as quantidades no período base).



Para saber mais:
McClave, JT; Benson, PG; Sincich, T. Statistics for business and economics (9th edition). Prentice Hall, 2004.

Imagem:
http://www.stat.go.jp/english/data/cpi/img/4-1-2.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário