14 de junho de 2008

Estatística: Análise de Variância 2 à moda do chefe

Análise de variância (ANOVA) – Parte 2

A variação entre grupos experimentais ou tratamentos é estimada pela variância entre tratamentos ou simplesmente Variância Entre. A variação dentro do mesmo tratamento é estimada pela média das variâncias de cada grupo: é por isso chamada de variância média dentro dos grupos ou Variância Dentro. Como ela representa também a fração da variabilidade que não é explicada pelo efeito dos tratamentos, é também chamada Variância Residual ou, ainda, Variância do Erro Experimental.

O teste de comparação entre os efeitos dos tratamentos baseia-se na presuposição de que os K tratamentos A, B, C, ... podem originar médias diferentes, mas variação entre os indivíduos é igual em todas as populações que estão sendo comparadas. Em outras palavras, deseja-se testar a hipótese de igualdade entre médias supondo homocedasticidade.

Ho = ua = ub = ... = uk


Deduz-se daí que se houver efeito diferencial entre tratamentos, a variação entre eles deve ser maior que a variação dentro do mesmo tratamento. Ou seja, a Variância Entre deve ser maior do que a Dentro. Isso equivale a dizer que se houver diferença entre grupos, o resultado da divisão da Variância Entre pela Variância Dentro deve ser maior do que 1. Esse cálculo é chamado de razão F de variâncias e seu resultado é comparado com um valor tabelado para então se rejeitar ou não Ho.


Para saber mais:

Sidia M. Callegari-Jacques. Bioestatística. Princípios e Aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2003.


Imagem:

http://br.artmajeur.com/0/images/images_home/dianadoctorovich_abstrato.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário