20 de junho de 2008

Estatística: Resumo ANOVA



Como vimos anteriormente, o objetivo da ANOVA é saber se diferentes níveis das variáveis independentes afetam a variável dependente. Para que essa avaliação seja feita, é necessário que se faça o delineamento ou "design experiments". Nela são usadas informações da amostra para fazer inferências sobre as médias da população com relação aos vários tratamentos.


Nos "design experiments", o pesquisador tenta controlar os níveis de uma ou mais variáveis independendentes para determinar o efeito na variável dependente (resposta, aquela a ser medida no experimento).

Os fatores dos "design experiments" são as variáveis independentes, que podem ser qualitativas ou quantitativas. Cada fator possui um nível, que são valores dos fatores utilizados no experimento. Por exemplo: níveis do fator gênero (qualitativo) - feminino e masculino ou níveis de número de vendedores na loja (quantitativo) - 1, 2, 3, 4 e 5.

As unidades experimentais são os objetos os quais a variável dependente (resposta) e os fatores são observados. Já os tratamentos, são as combinações particulares dos níveis dos fatores envolvidos em um experimento.

Imagem:
http://www.jornalaldrava.com.br/images/gif/don_a_maquina_abstrata.gif



Nenhum comentário:

Postar um comentário