12 de agosto de 2008

N-back ao molho de maracujá


A memória de trabalho tem sido descrita e discutida de várias maneiras: como um sistema cognitivo de armazenamento temporário e manipulação de informações armazenadas, como um tipo de memória que é ativa e relevante por um curto período, e mais especificamente, como um processo através do qual um estímulo lembrado é manipulado "on-line" para orientar o comportamento na ausência de dicas externas ou instruções.


Atualmente, uma tarefa bastante utilizada para se avaliar a memória de trabalho é o “N-Back”. A tarefa é baseada numa série de estímulos que são apresentados, onde o participante deve monitorá-los e responder toda vez que um estímulo apresentado for idêntico ao que foi apresentado “n” tentativas anteriores, normalmente, 1, 2 ou 3. Nesta tarefa, é necessário o acompanhamento, a atualização e a manipulação on-line de informações, processos chaves do funcionamento da memória de trabalho. Diversos estudos foram realizados incluindo diferentes tipos de estímulos, utilizando várias modalidades de entrada (visual – incluindo espacial, auditivo e olfatório).



Para saber mais:
Owen, A.M; McMillan, K.M.; Laird, A.R. e Bullmore, E. N-Back Working Memory Paradigm: A Meta-Analysis of Normative Functional Neuroimaging Studies. Human Brain Mapping 25:46-59, 2005.

Imagem:
http://www.pnas.org/content/105/19/6829/F1.medium.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário