20 de agosto de 2008

Desenvolvimento Cognitivo em Piaget ao molho pardo

Para o melhor entendimento de Piaget, é necessário entrar em contato com três postulados centrais delineados por ele. O primeiro diz respeito à uma organização interna da cognição humana. Já o segundo, refere-se a essa organização interna como único modo de funcionamento responsável do organismo, não variando ao longo dos anos. E por fim, a interação entre o organismo e o ambiente através dos invariantes modos de funcionamento, havendo uma adaptação das estruturas cognitivas, assim como o desenvolvimento das mesmas (processo de organização).

Piaget acredita que o desenvolvimento cognitivo é organizado por estruturas mentais compostas por “esquemas de ação” e “operações de caráter lógico-matemático” que inicialmente, são estruturas inatas, mas que ao longo do desenvolvimento vão amadurecendo e adquirindo através do meio um processo de “equilibração”.

Durante esse processo adaptativo, haveria uma assimilação do novo “conhecimento” ao velho e uma acomodação do velho conhecimento ao novo, mantendo um equilíbrio no funcionamento cognitivo. Isto é, o desenvolvimento cognitivo é um processo de equilibrações sucessivas dos esquemas (estruturas cognitivas).

Desta forma, à medida que a criança se adapta continuamente ao ambiente, ela vai vivenciando seu desenvolvimento em estágios ou períodos distintos. Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.


Para saber mais:
Filho, M.L.S. Relações entre aprendizagem e desenvolvimento em Piaget e em Vigotsky: dicotomia ou compatibilidade? Rev. Diálogo Educ., Curitiba, V.8, n.23, p.265-275, jan/abr, 2008.

Imagem:

bp3.blogger.com/.../s400/esquema_piaget.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário