13 de agosto de 2008

Neuropsicologia do desenvolvimento ao molho de alcaparras


Desde o nascimento, a criança está em constante evolução, seja fisicamente, neurologicamente, ou psicologicamente, adquirindo assim uma maior complexidade no ponto de vista ontogenético. O desenvolvimento humano é um processo contínuo que apresenta dois processos principais: o crescimento e desenvolvimento, agentes de modificações e aquisições nesse período. Há padrões definidos de crescimento físico e de aumentos nas capacidades motoras e cognitivas, o desenvolvimento é padronizado e continuo, mas nem sempre uniforme e gradual.

Todas as características e habilidades do sujeito, assim como as alterações no desenvolvimento são produtos da maturação, das mudanças orgânicas neurofisiológicas e bioquímicas que ocorrem no corpo da pessoa. Normalmente, essas mudanças são independentes das condições ambientais, das experiências relacionado à aprendizagem e ao treino. Enquanto a criança não tiver atingido determinado grau de maturidade, não adquirirá certas habilidades cognitivas.

Durante o período maturacional, existem períodos críticos ou sensíveis ao desenvolvimento de certos órgãos do corpo e de certas funções cognitivas, onde no caso de haver alguma alteração no desenvolvimento normal durante esses períodos, é possível o surgimento de deficiências ou disfunções permanentes.


Para saber mais:


Annunciato, N.F.; Da-Silva, C.F. Desenvolvimento do sistema nervoso. Temas sobre desenvolvimento, São Paulo, v.4, n.24, p.35-46, abr. 1995.


Pinheiro, M. S. Aspectos Bio-Psico-Sociais da Criança e do Adolescente. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan/ CEDECA, 1996.

Imagem:

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