26 de agosto de 2008

Lev Vygotsky com Sopa Borscht



Além de Jean Piaget, outros teóricos se preocuparam com a questão do desenvolvimento humano, um deles foi o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky. Esse teórico possuia uma abordagem sociointeracionista, onde acreditava que o desenvolvimento humano se dava pela relação das trocas sociais através dos processos de interação e mediação. Diferente de Piaget que era construtivista, e acreditava que o desenvolvimento era cosntruído através da interação do desenvolvimento biologógico e das aquisições da criança com o meio.


Para Vigotsky, o desenvolvimento humano se dava por um processo histórico-social, tendo a linguagem um papel fundamental nesse período. Vygostky apresentava como pressuposto básico a idéia de que a aquisição do conhecimento era realizado pela interação do sujeito com o meio; o indivíduo é um ser interativo que adquire seu conhecimento a partir das relações intra e interpessoais e da troca com o meio onde vive, processo esse chamado mediação.


Em comparação à Piaget, Vygotsky enfatizava o papel do ambiente no desenvolvimento intelectual da criança, acontecendo 'de fora para dentro' através da internalização, que seria a absorção de conhecimento proveniente do contexto. Dando então maior ênfase nas influências sociais, em vez das biológicas.

Para saber mais:

Rabello, E e Passos, J.S. Vygotsky e o desenvolvimento humano. Retirado de: http://www.josesilveira.com/artigos/vygotsky.pdf

Vygotsky, L.S. A Formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.

Vygotsky, L.S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

Imagem:
http://rafaelninno.googlepages.com/Inlakesh.JPG/Inlakesh-full.jpg

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