19 de agosto de 2008

Jean Piaget com Queijo Suiço



Na teoria piagetiana, o desenvolvimento do ser humano pode ser relacionado a dois fatores: a hereditariedade e a adaptação biológica como o crescimento e maturação do sistema nervoso central, e fatores ambientais, tais como experiência, estimulação motora, nutrição e as condiçõe s sócio-econômicas e afetivas.


O desenvolvimento cognitivo é um processo de mudanças qualitativas e quantitativas sucessivas das estruturas cognitivas, onde a criança constrói e reconstrói esses esquemas, diversificando, diferenciando e combinando entre si.


Piaget acreditava que o desenvolvimento ocorria em estágios, que evoluem pela equilibração, onde as crianças procuram um equilíbrio entre o que encontram no ambiente, as estruturas e aos processos cognitivos.

Para saber mais:
Piaget, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

Imagem:
http://www.softplayzone.co.uk/softplayzone/images/products/L_prod_mat001.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário