30 de junho de 2009

Síndrome de Burnout com muito café preto



Podemos definir síndrome de Burnout como sendo uma das consequências mais marcantes do estresse no trabalho, caracterizando-se por exaustão emocional, depressão, desinteresse, frustração, angústia, avaliação negativa de si mesmo e insensibilidade com relação a quase tudo e todos. Seus principais sintomas são: fortes dores de cabeça, tonturas, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, problemas digestivos.



A síndrome de Burnout vem do inglês “to burn out”, queimar por completo, também chamada de síndrome do esgotamento profissional, denominada pelo psicanalista Freudenberger no início dos anos 70. Isto é, a pessoa consome-se fisica e emocionalmente, passando a apresentar comportamentos citados acima.

Os principais fatores que se associam ao desenvolvimento dessa síndrome estão ligados à pouca autonomia no desempenho profissional, problemas de relacionamento com as chefias, problemas de relacionamento com colegas ou clientes, conflito entre trabalho e família, sentimento de desqualificação e falta de cooperação da equipe.

Para saber mais:

Ballone GJ -Síndrome de Burnout - in. PsiqWeb, Internet, disponível em www.psiqweb.med.br, revisto em 2005

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Burnout

Imagem:

http://rondacamocim.blogspot.com/2011/06/burnout-entre-os-policiais-o-que-e-isso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário