16 de junho de 2009

Ao mestre com carinho regado com muito de suco de maracujá



Dedico essa postagem à todos meus amigos do mestrado e doutorado que realizam suas atividades no estágio em docência.


A idéia de seguir a linha acadêmica sempre me foi agradável, mas desde minha entrada no mestrado, pude perceber algumas mudanças, alguns fatos que me fizeram refletir sobre toda essa rotina. Não darei conselhos, nem dicas, apenas um momento de desabafo...ou sei-lá-o-que.

Afinal, qual nosso papel enquanto professores (ou aspirantes do mesmo)? Dar aulas não é educar? Não é levar o conhecimento? Não é tentar encontrar n maneiras de ensinar quando o conteúdo é chato ou difícil? Entreter sem ser redundante ou superficial? É conseguir trazer a atenção daquele aluno disperso? É passar horas planejando uma aula e ficar feliz por receber um elogio no fim da mesma? Na realidade, creio que ensinar seja isso e um pouco mais, não?!

Outro semestre está terminando e vem novamente esse sentimento de orgulho de si mesmo e do pouco que você pôde passar durantes esses meses. Sinto-me muito feliz e realizada quando uma disciplina acaba e você tem certeza de que contribuiu (um pouco, pelo menos) para a formação daquele profissional, daquele indivíduo.

Mesmo que algumas aulas não tenham saído da maneira que planejávamos, mesmo que os alunos não tenham se entusiasmado com o conteúdo, mesmo que aquela gripe tenha prejudicado nossa performance, mesmo que aquele semestre tenha tido muitos feriados... É ter a certeza de que, apesar dos altos e baixos, ninguém está isento de uma aula ruim, mas continua tentando mesmo assim =)

Ser um quase professor é ainda ter esse brilho nos olhos, é conversar na hora do almoço sobre uma aula bem dada, é querer inovar a cada disciplina nova, é postar sobre o assunto...rs.

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