24 de março de 2009

Pesquisa Exploratória com doce português



Quando realizamos uma pesquisa, devemos definir qual será nosso objetivo geral, que pode ser classificado em três grupos: exploratória, descritiva ou explicativa. Na presente postagem, irei discutir sobre a pesquisa exploratória, pois é meu foco de estudo na dissertação.

A pesquisa exploratória é vista como o primeiro passo da pesquisa científica e tem como principal objetivo o aprimoramento de idéias e ou a descoberta de intuições. Esse tipo de pesquisa tem por finalidade proporcionar maiores informações sobre o assunto, facilitar a delimitação da temática de estudo, definir os objetivos ou formular hipóteses de uma pesquisa ou descobrir um novo enfoque que se pretende realizar. Nesse tipo de pesquisa o que conta são as novas informações levantadas e não, o diálogo com o conhecimento acumulado.

Normalmente, a pesquisa exploratória envolve o levantamento bibliográfico e documental, observação informal, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema e análise de exemplos que estimulem a compreensão do assunto estudado. Por mais que seu planejamento seja bastante flexível, quase sempre assume a forma de pesquisa bibliográfica ou estudo de caso.

Resumindo:
- menor rigidez de planejamento;
- não utiliza técnicas quantitativas;
- mostra uma visão geral aproximativa;
- utlização quando o tema é pouco explorado;
- desenvolve, esclarece e modifica conceitos e idéias para estudos posteriores;
- estabelecimento de prioridades para pesquisas futuras...

Para saber mais:
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.

Triviños, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Imagem:
http://www.acasota.com.br/imagens/Azulejo%20Caravelas.jpg

3 comentários:

  1. adorei seu blog, excelente a explicação de pesquisa exploratoria...Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Olá Emmy, Tudo bem?
    Encontrei seu blog e achei muito bacana. Tenho feito a mesma coisa com meus textos de mestrado. Mas, sou da área da educação.
    Visite meu blog também!!! Vamos trocar umas figurinhas.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Emmy. Tudo bem ?
    Estou pesquisando como fazer uma pesquisa exploratória. Acessei seu blog e vi que vc entende disso. Estou fazendo uma monografia de pos em analise de sistemas e gostaria, se possível saber se há algum 'roteiro', 'exemplo' de como seguir numa pesquisa exploratória.
    Desde já agradeço qualquer ajuda.

    Grato
    Nelson

    ResponderExcluir