25 de março de 2009

Frequência/Distribuição de Frequência com torta de maçã



A frequência é a quantidade de vezes que um mesmo valor de um dado é repetido. Na distribuição da frequência, há um tipo de série estatística na qual permanece constante o fato, o local e a época, onde os dados são colocados em classes pré-estabelecidas, registrando frequências. Utilizando a frequência, podemos resumir e visualizar um conjunto de dados sem precisar levar em conta os valores individuais.

Ela pode ser divida em duas partes:
1) distribuição de frequência intervalar
(variável contínua), método de tabulação dos dados em classes, categorias ou intervalos, onde teremos maior visualização e aproveitamento dos dados.
Ex: frequência de crianças de faixas etárias específicas.

Os principais elementos da frequência intervalar são: a) classe - são os intervalos que os dados estão agrupados; b) limite de classes - são os valores extremos de cada classe; c) amplitude - é a diferença entre o menor valor e o maior valor de um conjunto de dados; d) ponto médio da classe; e) frequência absoluta - número de vezes que cada classe aparece no total de dados; f) frequência relativa - relação entre a frequência absoluta de cada classe e o total de observações; g) frequência acumulada - soma das frequências até a classe considerada ; e h) frequência relativa acumulada - igual à frequência acumulada.

2) distribuição de frequência pontual (variável discreta), é uma série de dados agrupados, na qual o número de observações está relacionada a um ponto real. As variáveis discretas geralmente assumem valores inteiros
Ex: número de filhos de um casal.



Para saber mais:

Levin, J. Estatística aplicada à ciências humanas. São Paulo: Harbra, 1987.
Martins, G. A. Estatística geral e aplicada. São Paulo: Atlas, 2001.

Imagem:

http://blogmiojo.com.br/wp-content/uploads/2008/10/macas.jpg
http://www.abs-cbnglobal.com/Portals/2/images/stories/Apple_pie-wiki380.jpg

2 comentários:

  1. OI!! Estava procurando algo sobre maturação infantil, etc, e parei aqui. Olha, ótimo mesmo, voltarei mais vezes. A propósito, instigante os temas que você disponibiliza.

    Percebe-se que você é uma incansável pesquisadora! (uma olhadinha no lattes comprovou minha hipótese).


    Parabéns!

    ResponderExcluir