5 de março de 2009

Transtorno do Déficit de Atenção e Hipertividade e suas nomenclaturas com feijão tropeiro



Na metade do século XIX, surgem as primeiras referências aos transtornos hipecinéticos na literatura médica. Contudo, foi somente no início do século XX que o quadro clínico foi descrito de uma maneira mais sistemática. Ao longo dos tempos, esse transtorno sofreu alterações na sua nomenclatura. Na década de 40, fala-se em lesão cerebral mínima; nos anos 60, passou-se a utilizar o termo disfunção cerebral mínima. Já nos anos 80, com o surgimento do DSM-III (Manual Diagnóstico e Estatístico das Doenças Mentais), a nomenclatura foi alterada para distúrbio de déficit de atenção, podendo ou não ser acompanhado de hiperatividade. Essa mudança foi baseada em dois fatores: 1) tentativas de incluir a etiologia na definição e na terminologia diagnóstica foram abandonadas em favor de uma aproximação fenomenológica e 2) havia um consenso de que embora a hiperatividade fosse o problema mais chamativo, provavelmente não seria o mais importante. O fator desatenção parecia ser mais central e a hiperatividade era tão importante quanto à impulsividade. A partir dessa época, a tríade desatenção, hiperatividade e impulsividade foi se tornando mais clara.


No final dos anos 80, foi dada maior ênfase à hiperatividade, onde refletiu-se na modificação de sua nomenclatura para distúrbio de hiperatividade com déficit de atenção. Em 1994, com a publicação do DSM-IV, a patologia passou a ser chamada de distúrbio de déficit de atenção/hiperatividade (DDAH). Mais recentemente, a nomenclatura mais utilizada no Brasil é a do Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), trocando o termo distúrbio para transtorno.

Para saber mais:

Fichtner, Nilo. Transtornos Mentais da Infância e da Adolescência. Um enfoque desenvolvimental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Imagem:
http://sergeicartoons.blogs.sapo.pt/arquivo/calvin1.jpg
http://roykim.net/foto/gallery/calvin/includes/calvin/calvin.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário