3 de março de 2009

Métodos Para a Pesquisa Evolutiva com carpaccio de salmão



Depois da temporada de férias-carnaval, voltamos às nossas atividades e postagens normais. Minha primeira postagem pós-carnaval será relacionada à algumas questões metodológicas características da abordagem evolutiva sobre os fatos psicológicos.

Nesta postagem, falaremos sobre alguns métodos utilizados na pesquisa evolutiva: observação sistemática, métodos psicofisiológicos, resolução de problemas padronizados, entrevistas clínicas, questionários, estudos de caso e descrições etnográficas.

* Observação Sistemática - permite registrar as condutas exatamente como são produzidas, seja em um contexto natural, seja em torno de situações estruturadas. As observações eram consideradas típicas de laboratório, mas os argumentos da perspectiva ecológica obrigaram os psicólogos evolutivos a realizar essas observações nos contextos em que as condutas de interesse habitualmente ocorrem.

* Métodos Psicofisiológicos - exploram as relações entre aspectos psicológicos e biológicos do organismo, analisando em que medida determinadas situações se traduzem em reações fisiológicas quantificáveis; como é natural, indicadores como a atividade cerebral e o ritmo cardíaco são alguns dos parâmetros fisiológicos mais utilizados.

* Resolução de Problemas Padronizados - apresenta-se uma mesma setuação para diferentes sujeitos, com as mesmas instruções, as mesmas restrições de tempo para responder, etc., e se anota a execução de cada um, como quando damos um objeto escrito em cada um e pedimos a sujeitos de diferentes idades que procurem memorizar o maior número possível de palavras durante cinco minutos, realizando depois uma prova de evocação.

* Entrevistas Clínicas - são entrevistas semi-estruturadas em que as perguntas vão se ajustando às respostas que o sujeito vai proporcionando; o entrevistador tem em sua mente determinadas hipóteses e vai orientando seu inquérito para verificar se a hipótese é ou não correta.

* Questionários, Testes, Auto-relatos - responde-se uma série de perguntas organizadas de acordo com um determinado propósito e com um diferente grau de padronização, de estruturação interna e de sistemas de categorização das respostas; tipicamente, um questionário pode ser aplicado verbalmente a crianças menores e por escrito para aquelas que já agem com desenvoltura com essa forma de expressão.

* Estudos de Casos - análise de casos singulares em que os aspectos qualitativos e idiossincrásicos são considerados fundamentais.

* Descrições Etnográficas - herdadas pelos psicólogos dos antropólogos, esse tipo de descrições envolve observação participante (ex. viver com um grupo de pessoas), anotações feitas sobre o andamento e sua posterior elaboração para procurar compor um quadro impressionista no qual as pinceladas são os fragmentos de observação.

Para saber mais:
Coll, Marchesi, Palácios. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva - vol.1. Porto Alegre: Atrmed, 2004.

Imagem:
http://fmcsolutions.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2007/01/lapis.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário