4 de março de 2009

Delineamento em Pesquisa Evolutiva com carpaccio de carne e mostarda

A partir dos dados obtido em qualquer uma das técnicas precedentes podem ser analisados utilizando um diversidade de estratégias, desde as mais qualitativas até as mais quantitativas. Entretanto, o que garante que uma pesquisa seja evolutiva, não é nem a técnica de coleta de dados, nem os procedimentos utilizados para sua exploração. O que transforma uma pesquisa em inequivocamente evolutiva é a utilização de formatos em que a variável idade tem um papel organizador importante. Basicamente, existem dois tipos de delineamentos evolutivos:

* Longitudinal - estuda-se os mesmos sujeitos ao longo do tempo, com o objetivo de analisar como evoluem as características que são objeto de análise. Esse tipo de formato é o único que permite analisar a mudança intra-individual. À medida que uma coleta de dados se distancia da seguinte, aparecem problemas de mortandade ex
perimental, especialmente prejudicial para a pesquisa quando é de natureza seletiva. Além disso, se a coleta de dados se distancia no tempo, o estudo encarece, e a continuidade da equipe de pesquisadores se vê ameaçada.
* Transversal - estuda-se simultaneamente sujeitos de diferentes idades com o objetivo de analisar quais as diferenças ligadas à idade entre as características pesquisadas. Como é óbvio, esse delineamento não permite fazer o acompanhamento das mudanças intraindividuais, mas tem, ao contrário, a vantagem de sua rapidez e de sua economia se comparado com o longitudinal: em pouco tempo, permite ter-se uma idéia das mudanças fundamentais ligadas à idade. Para esse tipo de mudanças seja bem-documentado através de um delineamento transversal, é fundamental que as amostras de diferentes idades sejam o mais parecidas possível em tudo, exceto na idade, pois a utilização de um grupo de sujeitos de 20 anos socioculturalmente muito diferente do grupo de sujeitos de 30 anos da mesma pesquisa obviamente daria lugar a uma confusão entre os efeitos da idade e os do entorno sociocultural.


Para saber mais:
Coll, Marchesi, Palácios. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva - vol.1. Porto Alegre: Atrmed, 2004.

Imagem:
A imagem é meramente ilustrativa, não correspondendo exatamente ao que foi dito acima.
http://www.rlvp.com.br/simpsons/homersapiens.jpg
http://anystuff.files.wordpress.com/2007/06/bar_do_moe.jpg

Um comentário:

  1. Oiii! Seu post-resumo me ajudou muito! Sou estudante de psicologia e vou apresentar um trabalho sobre delineamento amanhã! O transversal estava super confuso pra mim. Agora me sinto mais segura! É tranquilinho! Obrigada! ;)

    ResponderExcluir