24 de agosto de 2008

Estágio Operatório Concreto Frito

O estágio operatório concreto compreende as idades de 7 a 11-12 anos. Nesse período, as crianças já são capazes de manipular mentalmente as representações internas, isto é, já possuem idéias e memória dos objetos, assim como realizar operações com elas. Entretanto, somente com objetos concretos.

O egocentrismo cognitivo e social é deixado de lado dando lugar ao surgimento da capacidade de estabelecer relações e coordenar pontos de vistas diferentes (dela própria e dos outros), além de integrá-los de maneira lógica e coerente.



Resumindo, a criança já pode manipular representações internas de objetos e de substâncias concretas, conservando mentalmente a noção de quantidade e o pensamento é reversível. Porém, as operações cognitivas agem sobre as representações cognitivas de eventos físicos reais.

Para saber mais:
Sternberg, R. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Imagem:
http://www.revistapesquisa.fapesp.br/arq/r/pt/901/notcont4475.jpg

Um comentário:

  1. Olá Emmy! Como sempre, estou achando seu blog realmente muito legal e criativo. Tenho lido os textos, e vi que vc cita bastante o Piaget. Lembro-me que em minha graduação, umas das críticas relacionadas a este cientistas era justamente o emprego de seus filhos como sujeitos experimentais. Como sabemos, foram crianças criadas num país europeu, com todas as condições propícias para o desenvolvimento intelectual e físico, sendo ainda criadas num ambiente extremamente estimulante intelectualmente. Gostaria de saber se seria possível generalizarmos suas conclusões para crianças provenientes de situações sociais diferentes. Um beijo, Vitor

    ResponderExcluir