30 de maio de 2009

Testes não-paramétricos com sopa de frutos do mar



Quando devemos utilizar testes não-paramétricos?


Essa técnica estatística é utilizada quando não se conhece bem a distribuição da população e seus parâmetros. Eles são classificados de acordo com o nível de mensuração e o número de grupos que se pretende relacionar. Entre eles, destacam-se: Teste de Wilcoxon, Teste do Qui-quadrado, Teste de Mann-Whitney e Teste de Kruskal-Wallis.

O teste de Wilcoxon (ou Wilcoxon Signed Rank Test ou Teste de Postos com Sinais) é utilizado quando são comparados dois grupos relacionados e a variável deve ser de mensuração ordinal. Equivalente ao Teste t pareado.

O teste do Qui-quadrado é aplicado quando estão em comparação dois ou mais gruos independentes não necessariamente do mesmo tamanho e a variável deve ser de mensuração nominal. Sem equivalente paramétrico.

O teste U de Mann-Whitney (ou Wilcoxon Rank Sum Test ou Teste da Soma dos Postos) é utilizado quando se comparam dois grupos independentes e a variável deve ser de mensuração ordinal. Equivalente ao Teste t não pareado.

O teste de Kruskal-Wallis é aplicado quando se comparam três ou mais grupos independentes e a variável deve ser de mensuração ordinal. Equivalente à ANOVA de uma via.

Para saber mais:

Barbetta, P.A. Estatística aplicada às ciências sociais. 5ª ed. Florianópolis, 2002.

Callegari-Jacques, S.M. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Imagem:

http://img442.imageshack.us/img442/8929/idaydreamin3d1600x1200zw2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário