25 de maio de 2009

Memória autobiográfica e desenvolvimento humano com bolo de aniversário

Do que se trata a memória autobiográfica?

Bom, essa memória se refere a um conjunto abrangente de fenômenos psicológicos e processos cognitivos. Todos esses processos estão relacionados com a capacidade de recordar eventos pessoais. Entretanto, podemos fazer a distinção entre três conceitos: memória autobiográfica, memórias autobiográficas e eventos pessoais. A memória autobiográfica refere-se ao sistema neuropsicológico composto pelos processos cognitivos e seus correlatos anatomo fisiológicos que permitem lembrar do nosso próprio passado. Já as memórias autobiográficas são entendidas como representações de eventos e/ou fatos de nossa história, que podem ser codificadas, retidas, recuperadas e relatadas. Por fim, os eventos pessoais são os acontecimentos concretos do passado que estão sendo representados pelas memórias autobiográficas. A manutenção de memórias desses eventos, como manifestação da memória autobiográfica, é um recurso importante para que um indivíduo mantenha a continuidade da sua identidade pessoal.

Segundo pesquisa realizada por Rubin, Weltzer e Nebes em 1986, identificaram três componentes explicativos para a distribuição de memórias autobiográficas ao longo do ciclo de vida. Primeiro, há um componente de retenção de memória, responsável por um maior número de memórias dos últimos 20 ou 30 anos de vida do indivíduo. Segundo, refere-se ao fenômeno da amnésia infantil, relativo a um baixíssimo número de memórias dos primeiros a cinco ou seis anos de vida. Terceiro, observável em participantes maiores de 35 anos, refere-se à grande freqüência de memórias do período de juventude, dos 20 aos 30 anos de idade.

No ciclo de desenvolvimento, a memória autobiográfica relaciona-se à revisão de vida no envelhecimento, contribuindo para que indivíduos adotem uma atitude integrativa quanto à sua trajetória de vida, e os eventos significativos tornam-se marcos na organização dessas histórias. Quanto ao desenvolvimento da identidade pessoal, eventos marcantes constituem os marcos determinantes da organização da história de vida do indivíduo a se autodefinir, se reconehcer na sua própria experiência e a se expressar a respeito da sua trajetória singular.

Para saber mais:

Oliveira, A. (Org). Memória, Cognição e Comportamento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

Imagem:

http://www.princesasonline.com.br/wp-content/uploads/2008/06/parabens_turma_da_monica.jpg
http://cr.i.uol.com.br/novidades/monica_jovem.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário