15 de maio de 2009

O modelo cognitivo-comportamental com queijo prato


No modelo cognitivo-comportamental, devemos ter em mente quatro componentes principais: o evento, a avaliação cognitiva, o comportamento e a emoção. Nesse modelo, o processamento cognitivo ganha um papel central, pois o ser humano está sempre avaliando a relevância dos acontecimentos internamente e no ambiente ao seu redor, onde a cognição está frequentemente associada às reações emocionais.

Os terapeutas cognitivos-comportamentais podem a partir de uma série de métodos voltados para as três áreas de funcionamento patológico identificadas no modelo básico: cognições, emoções e comportamentos. Esse modelo pressupõe que as mudanças cognitivas e comportamentais são moduladas por meio de processos biológicos e que as medicações psicotrópicas e outros tratamentos biológicos influenciam as cognições.

Pesquisas sobre psicoterapia e farmacoterapia combinadas corroboram com as idéias sobre as influências biológicas na implementação do modelo da TCC. O tratamento combinado pode melhorar a eficácia, especialmente para quadros mais graves, como em depressão crônica ou resistente ao tratamento, esquizofrenia e transtorno bipolar. Portanto, Para direcionar o tratamento, é recomendada uma formulação minunciosa integrada e detalhada que inclua considerações cognitivo-comportamentais, biológicas, sociais e interpessoais.

Para saber mais:

Wright, J.H.; Basco, M.R.; Thase, M.E. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Imagem:

http://www.artsjournal.com/bookdaddy/Home_Photo_books.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário