22 de outubro de 2008

Modelo Híbrido das Funções Executivas com charutos de folha de uva



Barkley (1997a, 1997b) afirma que a inibição comportamental inclui a inibição de respostas prepotentes, inibindo as vias de respostas e controle de interferência, fundamentalmente contribuem para o funcionamento de várias outras funções executivas como a memória de trabalho (verbal e não-verbal), auto-regulação do afeto, motivação e ativação e reconstituição (análise e síntese da informação).

A memória de trabalho refere-se à capacidade de manter em mente informações e utiliza-las para orientar o comportamento imediato na ausência de sinais informativos externos (Goldman-Rakic, 1995). Barkley divide a memória de trabalho em dois componentes primários - memória de trabalho verbal (internacionalização da fala) e memória de trabalho não verbal.

Na auto-regulação do afeto, na motivação e no componente de ativação, uma parte da auto-regulação do sistema executivo destaca-se que as emoções são reguladas pelo auto-monitoramento. Esse componente também inclui a auto-regulação da vontade ou de estados motivacionais e de ativação, necessário para a manutenção e realização do comportamento alvo-dirigido. Assim, a capacidade de auto-regulação e a capacidade de trazer estados emocionais como suporte para um comportamento alvo-dirigido também incorpora a inteligência para ajustar e induzir a motivação e a ativação na manutenção do comportamento.

O componente de reconstituição do modelo de Barkley representa duas atividades relacionadas - análise e síntese - e pode ser explicado como a capacidade de separar unidades de seqüências comportamentais (análise) e recombiná-los em novas formas criativas de seqüências de comportamento (verbal ou não-verbal). Em suma, as quatro funções executivas são tomadas ao comportamento que são controladas pelo ambiente imediato, a fim de proporcionar uma noção de tempo e de prever um comportamento que é intencional.


Essa teoria foi formulada com o intuito de compreender os complexos problemas cognitivos e comportamentais caracterizados em crianças com TDAH, mas modelo de Barkley também é relevante para a compreensão do desenvolvimento normal. Assume-se que não existe qualquer distinção entre os processos subjacentes do funcionamento executivo normal e anormal; crianças com TDAH possuem um atraso no desenvolvimento no que diz respeito à função inibitória.


Para saber mais:
Barkley, R.A. ADHD and the nature of self-control. New York: Guilford, 1997a.
Barkley, R.A. Behavioral inhibition, sustained attention, and executive functions. Psychological Bulletin, 121, 65-94, 1997b.
Brocki, K.C.; Bohlin, G. Executive functions in children aged 6 to 13: a dimensional and devepment study. Developmental Neuropsychology, 26 (2), 571-593, 2004.

Imagem:
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