21 de outubro de 2008

Definindo Funções Executivas com tabule



Segundo David (1992), as descrições sobre as funções executivas indicam que elas englobam os mais altos níveis de funcionamento humano, tais como inteligência, pensamento, autocontrole e interação social. As funções executivas são responsáveis pela síntese de estímulos externos, a preparação para a ação e formação das estratégias, mas também é importante para permitir que a ação seja executada, bem como a verificação de que o reumo adequado foi tomado (Luria, 1973). Lezak (1982, 1983) descreve os processos executivos como as capacidades mentais necessárias para a formulação de objetivos, planejamento de como alcançá-los e a maneira mais eficaz de realizá-los.


Da mesma forma, Welsh e Pennington (1988) definem funções executivas como "a capacidade de maneter um conjunto adequado de resolução de problemas para a utilização num objetivo futuro", inclui a capacidade de inibir ou adiar uma resposta, planejar estrategicamente as ações futuras e manter uma representação mental do objetivo pretendido. Além disso, as funções executivas são um processo ou uma coleção de funções interrelacionadas, que são responsáveis por um objetivo direcionado ou comportamento orientado para o futuro. Esse construto tem sido citado como o "maestro" que controla, organiza e dirige as atividades cognitivas, respostas emocionais e do comportamento (Gioia, Isquith e Guy, 2001). Os elementos-chave das funções executivas incluem: 1) antecipação e utilização da atenção; 2) impulsos e auto-regulação; 3) inicialização de atividades; 4) memória de trabalho; 5) flexibilidade mental e valorização do feedback; 6) capacidade de planejamento e organização; e 7) seleção de estratégias eficazes na resoluação de problemas (Gioia, Isquith, Guy e Kenworthy, 2000).


As funções executivas não são exclusivas dos processos cognitivos, mas também são caracterizadas nas respostas emocionais e ações comportamentais. A partir disso, foi proposto recentemente que os processos que constituem as funções executivas poderiam ser dicotomizadas como processos executivos "cool" (frios) ou "hot" (quentes). Os processos executivos "cool" são considerados processos puramente cognitivos. (Zelazo, Qu e Muller, 2004). Em contraste, os processos executivos "hot" referem-se a aspectos afetivos do funcionamento executivo que são necessários quando uma situação é significativa e envolve a regulação do afeto e motivação.


Para saber mais:

Anderson, V; Jacobs, R.; Anderson, P.J. Executive functions and the frontal lobes: a lifespan perspective. NY: Psychology Press, Taylor & Francis Group, 2008.

* Sobre informações mais detalhadas sobre as referências citadas no texto, envie-me um e-mail.

Imagem:
http://www.anecdote.com.au/Conductor_small.jpg

Um comentário:

  1. Gostaria das referências do texto Funções Executivas. Mande por email: diana_araujo@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir