21 de outubro de 2008

Disfunção Executiva com arroz marroquino



O mau funcionamento executivo também pode ser chamado de disfunção executiva. Uma variedade de quadros podem descrever a disfunção executiva já que é um construto multifacetado. Dentre os prejuízos mais observados pode-se incluir a incapacidade de se concentrar ou manter a atenção, impulsividade ou desinibição, memória de trabalho reduzida, dificuldades no monitoramento ou regulação do desempenho, incapacidade de planejar ações com antecedência, desorganização, prejuízo na capacidade de raciocínio, gerando dificuldades na criação e/ou implementação de estratégias, comportamento perseverativo, resistência à mudança, dificuldades na transferência entre atividades que geram conflitos e incapacidade de aprender com os próprios erros. Percebe-se que a disfunção executiva está geralmente associada à preocupações acadêmicas ou no local de trabalho.



A disfunção executiva pode também estar associada com o afeto mal-adaptativo, nível de interesse, iniciativa e comportamento moral e social. Por exemplo, pacientes com disfunção executiva podem se apresentar como uma pessoa apática, desmotiva, impulsiva, argumentativa. Eles podem fazer perguntas embaraçosas ou socialmente inadequadas, fazer declarações que podem magoar ou contar piadas impróprias. Esses pacientes geralmente ignoram as consequências sociais de suas ações, além de regras e convenções sociais. Como consequência, muitos pacientes que apresentam essa disfunção exibem pobre competência interpessoal, assim como dificuldade em manter relações sociais.


Por isso, quando olhamos para o desenvolvimento, devemos ter em mente que alguns comportamentos não podem ser considerados como "desviantes", como é o caso do bebê ou da criança pequena. Portanto, é essencial que as expectativas do desenvolvimento dos processos executivos sejam bem compreendidos.


Para saber mais:
Anderson, V; Jacobs, R.; Anderson, P.J. Executive functions and the frontal lobes: a lifespan perspective. NY: Psychology Press, Taylor & Francis Group, 2008.

Imagem:
http://comosempre.files.wordpress.com/2007/05/calvin_haroldo.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_gWqerMk_ui0/SK49d6yTj0I/AAAAAAAACnE/Jooa9OSpV-A/s1600-h/calvin.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário