5 de novembro de 2008

Instrumentos para a Avaliação das Funções Executivas com Kafta


Como foi dito anteriormente, as funções executivas estão relacionadas à capacidade do sujeito de engajar-se a um comportamento orientado a objetivos, fazendo uso das ações voluntárias, independentes, auto-organizadas e direcionadas a metas específicas. Pesquisadores como Duncan, Johson, Swales e Frees (1997) e Gazzaniga, Ivry e Mangun (2002), a partir de estudos posteriores, localizaram as bases neurológicas desse construto no córtex pré-frontal, especificamente no córtex pré-frontal lateral e no giro cingulado anterior.

Inicialmente, as funções executivas foram estudadas como sendo um constructo único, entretanto, pesquisas recentes têm observado a necessidade de fragmentar essa função cognitiva em alguns componentes como controle inibitório do comportamento, memória de trabalho, atenção seletiva, flexibilidade cognitiva e planejamento de estratégias. Portanto, seria interessante que cada componente fosse avaliado durante uma testagem neuropsicológica. A partir desses estudos, podemos verificar a sensibilidade de cada instrumento no que diz respeito à cada componente das funções executivas.

Ao longo desses últimos anos, têm sido desenvolvidos muitos testes a fim de avaliar esses componentes tais como o Teste de Stroop, Fluência Verbal -FAS, Teste de Geração Semântica, Teste de Trilhas, Torre de Londres e Torre de Hanoi, Teste de Memória de Trabalho Auditiva, Subteste Dígitos na Escala Weschler de Inteligência para crianças e para adultos, Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, entre outros. Infelizmente, muitos desses testes e tarefas não estão validados, isto é, só podem ser utilizados como material de pesquisa, apenas como um complemento qualitativo a sua avaliação.

Para saber mais:

Capovilla, A.G.S. Desenvolvimento e validação de isntrumentos neuropsicológicos para avaliar funções executivas. Avaliação Psicológica, 5(2), pp.239-241, 2006.

Imagem:

http://files.blog-city.com/files/aa/48142/p/f/labirinto9.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário