18 de novembro de 2008

Segunda Unidade Funcional ou "O Cérebro Informado" com suflê de couve-flor

A segunda unidade funcional é formada pela região posterior das superfícies laterais e os lobos occipital, temporal e parietal. Como dito na postagem posterior, essa unidade relaciona-se à recepção, análise e armazenamento de informações, interferindo diretamente na análise, codificação e armazenamento das informações sensoriais. Isto é, informações visuais, auditivas, vestibulares e táteis, onde podemos incluir os estímulos gustativos e olfatórios. Por isso do termo "Cérebro Informado". Essa unidade está dividida em três áreas: primária (ou de projeção), secundária (ou de associação unimodal) e terciária (ou de associação polimodal).

A área primária é a mais elementar e recebe impulsos indiferenciados e estímulos especializados dos órgãos sensoriais através das vias de projeção sensorial tais como graduação de cor, linhas, direção dos movimentos (estímulos visuais); diferenciação de estímulos auditivos de acústicos; e estímulos sensoriais gerais respondendo à estímulos da face, lábios e língua.

A área secundária está intimamente ligada e superposta à área primária. Possui função de síntese da informação sensorial recebida da área anterior em todas as formas perceptuais, organizando e convertendo todos estímulos que alcançam a área primária, além de tornar mais complexas algumas sensações cutâneas e cinestésicas.

A área terciária situam-se entre as regiões occipital, temporal, parietal e pós-central, formando em sua maior parte a região parietal inferior. Essas áreas encarregam-se nas integrações das excitações que chegam dos diferentes analisadores; é o nível mais complexo de processamento.

Resumindo: as áreas de projeção estão relacionadas à sensibilidade e motricidade, enquanto as áreas de associação, às funções psíquicas complexas.



Para saber mais:

Luria, A. R. The Working Brain. An introduction to neuropsychology. New York: Basic Books, 1973.

Imagem:

http://www.flickr.com/photos/neregauzak/368030232/in/photostream/


Nenhum comentário:

Postar um comentário