25 de setembro de 2008

Sinaptogênese e Mielinização com fettuccine à carbonara


No que diz respeito ao desenvolvimento cerebral infantil, a sinaptogênese é uma das fases mais relevante no processo maturacional e de aprendizagem da criança. O processo de aprendizagem depende das sinapses, das conexões que os neurônios estabelecem entre si, pois é através dessas conexões que se dá a formação das redes neurais e consequentemente, o aprendizado. Caso essas sinapses não sejam estimuladas, as mesmas podem ser perdidas.

Entretanto, é no sexto mês de vida intra-uterina que ocorre o estágio final da maturação do sistema nervoso, marcado pelo processo de mielinização, intensificando-se após o nascimento, em torno dos dois anos. A mielina forma uma bainha isolante que contribui para aumentar a velocidade de propagação do impulso nervoso, atribuindo maior eficiência na transmissão da informação. Desse modo, o processo de mielinização tem uma relação direta com a aprendizagem.

Nas diferentes áreas do córtex, não há uma mielinização homogênea. As regiões corticais com mielinização precoce controlam movimentos relativamente simples ou análises sensoriais, enquanto as áreas com mielinização tardia controlam as funções mentais elevadas. Assim, pode-se afirmar que a mielinização funciona como um índice aproximado da maturação cerebral.

Existe um período no processo de maturação do sistema nervoso, que o organismo é particularmente vulnerável, chamado de “período crítico do desenvolvimento”. Nesse período, os processos de desenvolvimento cognitivo podem ser mais facilmente alterados ou tornarem-se permanentes. Por isso, qualquer dano ou lesão ocorrido em alguma das fases pode ter uma conseqüência mais grave no desenvolvimento do ser humano.

Para saber mais:
Miranda, M.C.; Muszkat, M. Neuropsicologia do Desenvolvimento. In: Andrade, V.M.; Santos, F.H. dos e Bueno, O.F.A. Neuropsicologia Hoje. São Paulo: Artes Médicas, 2004.

Kolb, B.; Whishaw, I.Q. Neurociência do Comportamento. Barueri: Editora Manole Ltda, 2002.

Imagem:

http://www.barbisapinho.blogger.com.br/barriga%20gravida.jpg

3 comentários:

  1. gostei de mais tava procurando isso queria q vc me add sou de juazir o do ce sou univesitario
    robsonfu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. de juazeiro do norte ce ok fica com deus vou orar por vc me add

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Infomaçoes científicas sem complicações.
    Sou aluna de neuropsicologia. Maceió-AL

    ResponderExcluir