12 de setembro de 2008

Psicopatologia e Pensamento com Alecrim


O pensamento é constituído por diferentes dimensões do processo de pensar e pode ser distinguido por alguns momentos do pensamento como o Curso, a Forma ou Estrutura e o Conteúdo ou a Temática do pensamento.

O curso do pensamento é caracterizado pela maneira como o pensamento flui, sua velocidade e fluxo ao longo do tempo. Suas principais alterações são a aceleração, lentificação, bloqueio, roubo e inserção do pensamento. A aceleração flui muito rapidamente, onde uma idéia é seguida pela outra (exemplo: quadros de mania, alguns tipos de esquizofrenia, estados de ansiedade intensa). Já a lentificação flui bem lentamente e com um certa dificuldade e latência (exemplo: depressões graves, alguns quadros de rebaixamento da consciência). O bloqueio do pensamento caracteriza-se pela interrupção brusca e repentina do pensamento, sem motivo aparente (exemplo: esquizofenia). No roubo do pensamento, a pessoa tem a sensação de que seu pensamento foi roubado de sua mente por alguém ou alguma coisa. (exemplo: esquizofrenia). A inserção do pensamento é bem parecida com a alteração anterior, pois não é algo da própria pessoa, seria a inserção de novos pensamentos por outras pessoas ou por algo.

Definimos forma do pensamento como a estrutura básica do mesmo que é preenchida por diversos conteúdos e interesses da pessoa. As principais alterações são a fuga das idéias, dissociação do pensamento, afrouxamento das associações, descarrilhamento do pensamento e a desagregação do pensamento. A fuiga das idéias é uma alteração secundária a uma aceleração do pensamento mais acelerada, onde uma idéia segue à outra (exemplo: síndrome maníacas). Na dissociação ou desorganização do pensamento, há uma passagem progressiva, sem lógica e bem organizada do pensamento, os juízos não se articulam de forma coerente (exemplo: algumas formas de esquizofrenia). No afrouxamento das associações, as idéias ainda possuem uma certa lógica, mas as associações parecem soltas, não muito bem articuladas (exemplo: início da esquizofrenia e transtornos de personalidade principalmente na esquizotípica). No descarrilhamento, o pensamento passa a extraviar-se de seu curso normal, ocorrendo alguns desvios e atalho (exemplo: esquizofrenia e algumas síndromes maníacas). Já na desagregação do pensamento, há uma grande perda da coerência do pensamento, sobram apenas fragmentos dos mesmos (exemplo: formas avançadas de esquizofrenia e quadros demenciais).

Na próxima postagem, darei continuidade ao tema, inserindo o conceito de conteúdo do pensamento.

Para saber mais:
Dalgalarrondo, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

Imagem:
http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/intrpsicolog_conhecimento01.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário