16 de setembro de 2008

Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicológica com purê de batatas


A neuropsicologia é uma confluência entre as áreas das neurociências, ou seja, da neurologia, neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e as ciências do comportamento. Esta nova área de conhecimento pode ser definida como uma ciência multidisciplinar, que procura estabelecer uma relação entre o cérebro e o comportamento humano. Investigando o papel desempenhado por sistemas cerebrais individuais em diferentes níveis de complexidade de atividade mental, em condições normais e patológicas.

Deste modo, como a neuropsicologia envolve o domínio das relações e interelações das funções cerebrias e do comportamento, para que haja essa investigação, a neuropsicologia necessita de instrumentos que possibilitem tal estudo como a avaliação neuropsicológica.

A avaliação neuropsicológica é um instrumento relevante na investigação das funções mentais, que tem se mostrado de valor fundamental no auxílio diagnóstico, elaboração do prognóstico, orientação para o tratamento, além do planejamento da reabilitação. Este exame consiste na aplicação de escalas e testes psicológicos associados a entrevistas de anamnese, observação do comportamento e exames para que se possa ter um panorama do funcionamento cognitivo e comportamental da criança.

Para saber mais:

Walsh, K.W. Neuropsychology: a clinical approuch. Ed. Churchill Livingstone, 3rd ed, 1994.

Camargo, C.H.P.; Bolognanu, S.A.P.; Zuccolo, P.F. O exame neuropsicológico e os diferentes contextos de aplicação. In: Malloy-Diniz, L.F.; Camargo, C.H.P.; Cosenza, R.M. et al. Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2008.


Imagem:
http://www.lap-am.org/pesquisas/funcoes_executivas_infratores/images/infratores.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário