24 de setembro de 2008

Eventos Progressivos do Desenvolvimento Cerebral com ravioli de espinafre


Para que o desenvolvimento cerebral da criança seja melhor compreendido, abaixo será listado os principais eventos progressivos (indução neural, proliferação celular, migração e agregação seletiva, diferenciação neural e sinaptogênese), seguido por uma breve descrição das respectivas fases.

Na indução neural, o evento principal é a interação entre o ectoderma e o mesoderma subjacente. O mesoderma é determinante na diferenciação de parte do ectoderma em encéfalo e medula espinhal.

A fase da proliferação celular é marcada pelo surgimento de células-filhas a partir de células precursoras. A proliferação celular se intensifica após a formação do tubo neural, e este passa a ser formado de várias camadas celulares.

O processo de migração acontece até o final do quinto mês, que será o futuro córtex cerebral, ocorre uma lentificação no processo, porém, continua até o nascimento. Na fase de agregação, os neurônios jovens afins se agrupam e iniciam a formação de camadas ou núcleos, entidades grupos cito-arquitetônicas.

A fase de diferenciação neural consiste na gradativa expressão dos fenótipos neurais: no plano morfológico, o corpo celular aumenta em volume e o citoplasma emite prolongamentos; no plano bioquímico, os neurônios diferenciados começam a sintetizar moléculas que garantirão a função neural madura e no plano funcional, surgem e amadurecem no neurônio os diferentes sinais elétricos que serão utilizados para gerar, receber e transmitir informações. Nesta fase, o neuroblasto se transforma em neurônio propriamente dito.

A partir dessas especializações no plano morfológico, bioquímico e funcional, inicia-se a formação de conexões entre neurônios e estruturas efetuadoras. Essas conexões são denominadas sinapses e permitem a passagem do impulso nervoso entre as células.

Para saber mais:
Lent, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2001.

Reed, U.C. Desenvolvimento normal do sistema nervoso central. Cap 21. In: Nitrini, R.; Bacheschi, L.A. A neurologia que todo médico deve saber, 2ed. São Paulo: Atheneu, 2005.

Imagem:
http://www.fiocruz.br/~ccs/arquivosite/entrevista/ana_martins5.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário