23 de maio de 2008

Neurociência: Tálamo com arroz à grega


O prosencéfalo irá se dividir em diencéfalo, dando origem ao tálamo e hipotálamo, e em telencéfalo, dando origem ao córtex cerebral, sistema límbico e núcleos da base. Nesta postagem, darei maior atenção ao tálamo.

Tálamo

O tálamo é responsável pelo processamento e retransmissão de informações para o córtex cerebral onde podemos dividi-lo em núcleos: anterior, dorsomedial, lateral dorsal e lateral posterior, pulvinar, ventral anterior, ventral lateral, ventral posterior lateral e medial, intralaminares, da linha média, reticulares, e os geniculados laterais e mediais.

Sendo os três núcleos mais importantes os seguintes: sensorial, somatossensorial e motor. O núcleo sensorial é composto pelo núcleo geniculado lateral, que recebe informações dos olhos, repassando para o córtex visual primário, e o núcleo geniculado medial, que recebe informações do ouvido interno, projetando-o para o córtex auditivo. O núcleo somatossensorial, núcleo ventral posterior, recebe informações sobre o corpo e face, projetando as informações para o córtex somatossensorial. E por fim, o núcleo motor, núcleo ventrolateral e anterior, que recebe informações do cerebelo e projeta para o córtex motor primário.

Devido aos seus inúmeros núcleos e conexões, indica que essa estrutura possui diversas funções.

a) ligada à sensibilidade: Possui o papel de distribuir às áreas específicas do córtex impulsos, exceto impulsos olfatórios. Isto é, além de retransmitir os impulsos, integrá-los e modificá-los, acredita-se que o córtex só seria capaz de interpretá-lo através do tálamo. Outro fato interessante é que a sensibilidade talâmica ao contrário da cortical, não é discriminativa, não podendo reconhecer forma ou tamanho de um objeto pelo tato (por exemplo).

b) ligada à motricidade: através dos núcleos ventral anterior e lateral, interpostos, respectivamente, em circuitos pálido-corticais e cerebelo-corticais.

c) ligada ao comportamento emocional: através dos núcleos anterior, integrantes do sistema límbico e do núcleo dorsomedial com suas conexões com a área pré-frontal.

d) ligada à ativação do córtex: através dos núcleos talâmicos inespecíficos e suas conexões com o sistema ativador reticular ascendente.



Para saber mais:
Machado, Ângelo. Neuroanatomia Funcional. São Paulo: Ed. Atheneu, 2002.
*Slides da aula de neuroanatomia II - Yossi Zana. Ver http://www.landeira.org/disciplina.html

Imagem:
http://www.proyectosalonhogar.com/CuerpoHumano/Cerebro/diencefalo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário