19 de maio de 2008

Neurociências: Sistema Nervoso com fritas

O sistema nervoso é responsável pelo funcionamento das funções orgânicas e pela integração do organismo ao ambiente. Isto é, não só controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo como também interpreta os estímulos externos recebidos. Sua principal função é perceber e identificar os estímulos externos, bem como os estímulos internos do próprio corpo, além de elaborar respostas adaptativas a essas condições. Dentre essas funções, algumas dependem da nossa vontade e outras ocorrem sem termos consciência deles.


Didaticamente, dividimos o sistema nervoso a partir de critérios anatômicos, embriológicos e funcionais, entretanto, todas as partes estão relacionadas morfologicamente e funcionalmente.

Critérios ANATÔMICOS:

No que diz respeito à divisão com base em critérios anatômicos, podemos dividir o sistema nervosos em central ou SNC (dentro do esqueleto axial – cavidade craniana e canal vertebral) e periférico ou SNP (fora deste esqueleto). Para uma melhor visualização, vide esquema abaixo.



O SNC é a parte receptora de estímulos, de comando e desencadeadora de respostas, formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, que são protegidos pelo crânio e pela coluna vertebral, respectivamente. Já o SNP, constitui-se pelas vias de condução de estímulos ao sistema nervoso central ou que enviam até os órgãos efetuadores as ordens emanadas da porção central.

Para saber mais:

Machado, Ângelo. Neuroanatomia Funcional. São Paulo: Ed. Atheneu, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário