20 de maio de 2008

Neurociências: Sistema Nervoso com batata sauté


Critérios EMBRIONÁRIOS:

Como visto anteriormente, o sistema nervoso tem como função se relacionar com o próprio organismo e com o ambiente. Durante a evolução do ser humano, o ectoderma será aquele que dará origem ao sistema nervoso, a partir do espassamento do ectoderma, formando a placa neural. Esta cresce progressivamente junto com o tubo neural, onde posteriormente o tubo dará origem a elementos do sistema nervoso central (SNC), enquanto a crista neural, do sistema nervoso periférico (SNP).

O encéfalo é originado da parte cranial, que ao dilatar-se constitui o arquencéfalo e a parte caudal dá origem a medulo primitiva do embrião. Inicialmente, no arquencéfalo, irão existir três dilatações: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.

Com o desenvolvimento do embrião, o prosencéfalo dá origem ao telencéfalo (origina a lamina terminalis) e diencéfalo (originará o epitálamo, tálamo e hipotálamo). O mesencéfalo (a partir do estreitamento da luz do mesencéfalo se originará o aqueduto cerebral) pouco se desenvolve, enquanto o rombencéfalo origina o metencéfalo (dará origem a vermis e os hemisférios cerebelares) e o mieloncéfalo.

Para saber mais:

Machado, Ângelo. Neuroanatomia Funcional. São Paulo: Ed. Atheneu, 2002.
http://www.auladeanatomia.com/neurologia/snervoso.htm
http://www.anatomiaonline.com/embrio.htm


Imagem:

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-nervoso/imagens/sistema-nervoso-central-2.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário