27 de maio de 2008

Neurociência: Núcleos da Base com arroz gratinado


Os núcleos da base (ou gânglios da base) são um grupo de núcleos que estão interconectados com o córtex cerebral, tálamo e tronco cerebral. Os principais núcleos são o estriado (caudado e putâmen), globo pálido, núcleo subtalâmico e substância negra.


Nos mamíferos, esses núcleos estão associados ao controle motor, cognição, emoções e aprendizado. Como principais funções podemos citar a programação, iniciação e terminação, associadas a respostas motoras voluntárias e à memória procedural, assim como o controle da atividade motora através da regulação de impulsos neuromotores, auxiliando o planejamento e execução de movimentos realizados em seqüência.


O mau funcionamento de alguma dessas estruturas pode ocasiornar algumas síndromes como o Parkinsonismo e a Coréia de Huntington. No Parkisionismo, há uma degeneração dos neurônios da substância negra, ocasionando rigidez muscular, tremores nos braços e nas mãos e lentidão na execução de uma movimento. Já na Coréia, há uma alteração dos neurotransmissores presentes no corpo estriado, principalmente, acetilcolina, o que ocasionará hipotonia e realização de movimentos involuntários.


Para saber mais:

Gobbi, L.T.B.; Pieruccini-Faria, F.; Silveira, C.R.A. e Caetano, M.J.D. Núcleos da base e controle locomotor: aspectos neurofisiológicos e evidências experimentais. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.20, p.97-101, Suplemento n.5., set. 2006.

*Slides da aula de neuroanatomia II - Yossi Zana. Ver http://www.landeira.org/disciplina.html

Imagem:

http://www.afh.bio.br/nervoso/img/ganglios%20basais%200.gif

Um comentário: