28 de abril de 2009

Crescimento Pós-Natal Cerebral 2 com rocambole de morango



Dando continuidade ao crescimento pós-natal cerebral, falaremos nessa postagem sobre mielinização e aumento da ramificação dos dendritos.

O processo de mielinização diz respeito ao aumento das mielinas, aumentando também a velocidade da condução axonal. Esse processo ocorre em diversas áreas do cérebro humano durante o desenvolvimento correspondente ao seu desenvolvimento funcional. Por exemplo: a mielinização de áreas sensoriais ocorre nos primeiros meses após o nascimento. Enquanto o das áreas motoras se processa logo a seguir, ao passo que a mielinização do córtex pré-frontal vai até a adolescência.

De uma maneira geral, o padrão de ramificação dendrítica duplica o padrão original de migração neural. Assim como as células das camadas mais profundas são as primeiras a migrar para sua posição - e as células de camadas mais superficiais migram através delas para assumir suas posições. A ramificação dos dendritos progride das camadas mais profundas para as mais superficiais.

Para saber mais:

Pinel, J.P.J. Biopsicologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Imagem:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYb1LTR7kRLaoinBMqvpx6KNJ8oslKwzZOjqrsWiDP2TWt0SfByAd0fJXT2OaHBHqCITQh_WagyrSnj-g2CCO6TdeR5dO4lfJNuAxO4oi-fJIVccPXzP-gf6M73-VFJpEwf3r93ZpTzfc/s400/fig2.jpg

Um comentário:

  1. Olá!!

    Muito interessante seu blog, estava pesquisando sobre as unidades funcionais de Luria e vi uma tirinha do Calvin (que sou fã) e resolvi ver o que era, grata surpresa.
    Meu nome é Claudio Sausen Mallmann sou psicólogo, assim como você, e me interesso pela área de nurociência e educação.

    Acho que vai aparecer o link de um blog antigo (bem pessoal), bem qualquer coisa orkut o post se o meu blog aparecer.

    Claudio

    ResponderExcluir