26 de abril de 2009

Inteligência Sensório-Motora (Parte 2: 8-24 meses) com biscoito



Ao longo dos meses, o bebê continua acumulando conhecimento sensório-motor. No subestágio 4 (8-12 meses), os esquemas secundários construídos no subestágio anterior irão se multiplicar e vão se combinar entre si. O bebê vê um objeto de seu interesse e vai ao seu encontro - a conduta é intencional. Nessa fase, também imitam gestos e sons novos para ele.

No subestágio 5 (12-18 meses), a causalidade se torna mais objetivo, a relação meio-fins fica mais eficaz ( a construção das relações espaciais também ganhou em objetividade), e a imitação dos modelos também se aperfeiçoa de maneira notável.

Finalmente, no subestágio 6 (18-24 meses), o bebê já está situado entre seu passado sensório-motor e seu futuro simbólico. Nesse estágio, a representação precede a ação, dando um grande salto qualitativo. Ele não tem apenas esquemas novos, mas esquemas diferentes (mentais, simbólicos).

Para saber mais:

Coll, Marchesi, Palácios et al. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva - Vol. 1. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Imagem:

http://aldoadv.files.wordpress.com/2007/06/crianca-comendo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário