Para Jean Piaget, o recém-nascido inicia sua trajetória com um repertório simples, porém eficaz: alguns reflexos inatos, adaptação e equilíbros crescentes. Ele acreditava que nos bebês havia um tipo de inteligência baseada na percepção da realidade e ação motora sobre ela, assim como o estabelecimento de um fronteira entre a inteligência simbólica posterior (representação mental e linguagem) e a inteligência pré-simbólica dos bebês. Piaget caracterizou essa inteligência em 6 subestágios.
Durante os primeiros quatro meses de vida, a atividade se dá em torno de seu corpo, sem aparente interesse ou capacidade para se relacionar com os objetos a sua volta - egocentrismo do recém nascido segundo Piaget. A principal atividade dos dois primeiros subestágios (0-1 mês e 1-4 meses) gira em torno do exercício dos reflexos inatos, de sua repetição, de sua combinação e diversificação.
O subestágio 3 (4-8 meses) é marcada pelo início do que poderíamos denominar de extroversão cognitiva do bebê, ou seja, a superação do egocentrismo inicial. A criança começa a perceber que suas ações provocam consequencias interessantes e procura repetí-las para conseguir os sons.
Para saber mais:
Coll, Marchesi, Palácios et al. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva - Vol. 1. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Imagem:
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