16 de dezembro de 2008

Validade de um Teste com torradas


Depois da elaboração e análise dos itens feita, passemos para a verificação da validade de um teste. A validade é um critério de significância de um instrumento de medidas com diferentes tipos de evidência; é o grau que um instrumento realmente mede a variável que pretende medir. A validade pode ser classificada em vários tipos: aparente, conteúdo, constructo e de critério.

* Validade Aparente - é um processo subjetivo. Indica se a medida aparentemente ede aquilo que pretende. Apenas avalia, considera a definição teporica de uma variável sob estudo. Pode ser feita por juízes, grupo de juízes, que examinam uma técnica de mensuração e decidem se ela mede o que o nome sugere.

* Validade de Conteúdo - refere-se ao grau em que um instrumento evidencia um domínio específico de conte4údo do que pretende medir, se o conteúdo corresponde ao conteúdo dos traços teoricamente definidos pela teoria psicológica em questão. Verifica se o teste constitui uma amostra representativa de um universo finito de comportamentos.

* Validade de Constructo - diz respeito ao grau em que um instrumento de medidas se relaciona constantemente com outras medições semelhantes derivadas da mesma teoria e conceitos que estão sendo medidas. Ela visa investigar a legitimidade da representação comportamental do traço latente que se está buscando medir, verificando se o constructo em questão está representado adequadamente no teste.

* Validade de Critério - refere-se ao grau de eficácia que o instrumento tem de predizer um desempeho específico de um sujeito. Estabelece a validade de um instrumento de medição comparando-o com algum critério externo. Quanto mais os resultados do instrumento se relacionam com o padrão (critério), maior é a sua validade.

Para saber mais:

Andrade, V.M.; Santos, F.H.; Bueno, O.F.A. Neuropsicologia Hoje. São Paulo: Artes Médicas, 2004.

Martins, G. A. Sobre Confiabilidade e Validade. RBGN, São Paulo, vol.8, n.20, p.1-12, jan/abr, 2006.

Imagem:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi22aKnx5mFmvqAI-xFpMBHGGHfBeYtaMxbGFUnxwYuJr4nSF9Nj5PL10Mu8dRCQxdZWQpWtDZr8O1Sk_7IYxUd5MvdGo8wRYMHRyC79GckAJm0El_dDmAmbeIZMsFuFPiyowPpEOQFGGXp/s400/Ampulheta.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário