16 de dezembro de 2008

Elaboração e Análise dos Itens com ovos mexidos



A elaboração e análise dos itens é uma das condições para que um instrumento tenha qualidade e seja eficaz. Essa condição diz respeito às questões individuais (itens) de um teste. Inicialmente, há a preparação dos itens para a representação do comportamento, isto é, atributo de medida. Poder representar no item todas as possíveis variáveis que o atributo pode assumir é de extrema relevância, caso isso não seja feito, é possível que não haja a contemplação da diversidade das respostas, deixando de medir um ponto de comportamento.

Na análise de itens, todas as possíveis manifestações comportamentais do fenômeno em questão são investigadas, tais como a compreensão de leitura e resposta do item, a capacidade de avaliar certo atributo, a eficácia da avaliação das questões e a capacidade dos itens de abarcarem todas essas manifestações. Nessa fase, muitos itens são descartados, por não satisfazerem as necessidades técnicas do teste.

Para saber mais:

Andrade, V.M.; Santos, F.H.; Bueno, O.F.A. Neuropsicologia Hoje. São Paulo: Artes Médicas, 2004.

Imagens:

http://vacapintalgada.files.wordpress.com/2007/11/ovo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMEc06R45ry0DqUEmrWXLKQaAlQS1_Q0u2KMNipCkn_RUvI9psq92fp2Fa5lBGxsuqlQtf6i5toNkGLhYiZTdDB-wi4PxPPBBA-QDdIXxjgtxfJdcwvy6iNCGPL6dHyuqE6XRGmit2Cf44/s200/teste_ovo.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário