15 de dezembro de 2008

Instrumentos da Avaliação Neuropsicológica ao molho rosé



Como já foi dito anteriormente, a avaliação neuropsicológica é um instrumento relevante na investigação das funções mentais, que tem se mostrado de valor fundamental no auxílio diagnóstico, elaboração do prognóstico, orientação para o tratamento, além do planejamento da reabilitação.

Além disso, podemos dizer que a avaliação refere-se à coleta e interpretação de informações psicológicas e cognitivas, que são resultantes de um conjunto de procedimentos que permitem ao profissional psicólogo analisar um comportamento ou função mental. Para que isso seja possível, o psicólogo faz uso de uma gama de instrumentos tais como os próprios testes psicológicos e neuropsicológicos, questionários e escalas, entrevistas, observações das sessões e pessoas próximas, entre outros.

Considera-se instrumentos como qualquer meio de estender nossa ação ao meio, minimizando as limitações em uma ação investigativa de observação, aumentando a eficácia da obtenção de dados e resultados. Na avaliação, esses instrumentos são chamados de testes psicológicos que são considerados objetivos e padronizados. Eles visam avaliar e quantificar comportamentos observáveis através de técnicas e metodologias específicas, embasadas cientificamente em constructos teóricos que auxiliam a análise dos resultados.

Para que esses testes sejam utilizados, devem passar por uma avaliação de qualidade verificadas pelos procedimentos metodológicos que assegurem sua eficácia e eficiência. Na preparação de um teste psicológico, são necessárias algumas condições afim de garantir a sua qualidade e possibilidade de uso seguro: elaboração e análise de itens, estudos da validade, da precisão e de padronização.

Para saber mais:

Andrade, V.M.; Santos, F.H.; Bueno, O.F.A. Neuropsicologia Hoje. São Paulo: Artes Médicas, 2004.

Imagens:

http://tantek.com/presentations/2006/03/building-blocks/legos.jpg
http://www.brproducoes.com.br/blog/imagens/quebra_cabeca.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário