Como tudo no Brasil só começa depois do carnaval, as aulas da pós-graduação não seriam diferentes. Portanto, nesses meses que antecedem as aulas, farei postagens "FAST FOODS", isto é, breves resumos sobre diversos assuntos os quais julguei relevantes.O sistema nervoso pode ser dividido de três formas:
- Sistema nervoso central (SNC) - encéfalo e medula espinal
- Sistema nervoso periférico (SNP) - todos os nervos
- Sistema nervoso autônomo (SNA)
Os dois tipos de células encontrados no sistema nervoso são chamados neurônios ou células nervosas, e glia, que são células especializadas do tecido conectivo. Neurônios conduzem impulsos, enquanto a glia sustenta os neurônios.
Os neurônios consistem em três partes - dendritos: conduzem impulsos para o corpo celular do neurônio; corpo celular e axônio: conduz impulsos a partir do corpo celular do neurônio. Os neurônios são classificados de acordo com sua função - sensitivos: conduzem impulsos para a medula espinal e o encéfalo; motores: conduzem impulsos a partir do encéfalo e medula espinal, levando os impulsos para músculos e glândulas; e interneurônios: conduzem impulsos de neurônios sensitivos para neurônios motores.
A glia pode estar relacionada com três tipos principais de células do tecido conectivo do sistema nervoso central: 1) astrócitos - células estreladas que fixam firmemente pequenos vasos sanguíneos aos neurônios; 2) micróglia - pequenas células que se movimentam em tecido encefálico inflamado, com a função de fagocitose; e 3) oligodendrócitos - formam bainhas de mielina sobre axônios do sistema nervoso central.
Para saber mais:
Thibodeau, G.A. e Patton, K.T. Estrutura e funções do corpo humano. São Paulo: Ed. Manole, 2002.
Imagem:
http://i239.photobucket.com/albums/ff20/michaelwong75/fastfood.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário