17 de junho de 2012

Ferramentas Web 2.0 acompanhada de aperitivos

Você já ouviu falar sobre a Web 2.0? O termo foi cunhado por Tim O'Reilly em 2004 numa sessão de brainstorming na MediaLive International. O autor define Web 2.0 como: 
"A web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva"
Ao compararmos a antiga Web 1.0 e a atual Web 2.0 (na verdade, nem tão atual, agora já existe o conceito de Web 3.0, entendida como uma rede semântica ou web semântica, um exemplo é Second Life®), o grande diferencial é a produção de conhecimento online, maior número de servidores gratuitos e maior disponibilidade de ferramentas de criação e edição. Isto é, a Internet deixa de ser apenas um repositório de informação para ser um ambiente colaborativo.

 
Uma maneira interessante de entender mais sobre a Web 2.0 e sua evolução 

O número de ferramentas Web 2.0 vem aumentando progressivamente. Seguem alguns exemplos de serviços colaborativos e gratuitos, sendo os mais populares:
- Escrita  (Blogs, Wikis, Podcast, Google Docs & Spreadsheets)
- Comunicação (Messenger, Google Talk, Skype, Voip)
- Marcadores/Social Bookmarking (Del.icio.us, Digg, LibraryThing9)
- Rede social/Social Networking (Orkut, MySpace, Facebook, Hi5)

Todos esses serviços são muito bons e bem conhecidos, mas os que realmente me ajudaram em um processo criativo em equipe foram o Voo2do e o Bubbl.us. O primeiro é uma ferramenta de construção de projetos, contendo to-do lists, tarefas a serem feitas, notas dos participantes, histórico e o mais importantes, deadlines a serem cumpridos. Já o segundo, auxilia na elaboração de mapas mentais virtuais, além de ter um mecanismo de apresentação do processo de construção, uma animação passo-a-passo dos conceitos inseridos. Recomendo os dois! #ficaadica

Para saber mais:

Coutinho, C.P. e Junior, J.B.B. Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0. SIIE'2007 - 14 - 16 Nov. 2007.

Miller, P.  Web 2.0: Building the New Library. Ariadne Issue 45 (http://www.ariadne.ac.uk/issue45/miller). 

O'Reilly, T. O que é Web 2.0 Padrões de design e modelos de negócios para a nova geração de software (http://oreilly.com/)



4 comentários: